A horta-mandala está bombando!

Já estamos colhendo os frutos, ou melhor, as verduras, da primeira parte da nossa horta-mandala. Está tudo lindo: brócolis, mostardas (enormes!), rúculas (muitas rúculas!), salsas lisa e crespa, erva-doce, cenoura, beterraba... São mais de 30 variedades. E sem registrar nenhum ataque grave de insetos, mesmo nas mais sensíveis, como as couves . Apenas as acelgas ficaram com algumas folhas picadas, mas nada que inviabilize o consumo. A parte 2 da mandala também já está bonita. O plantio e transplante das mudas foram feitos em uma lua crescente.

As duas partes foram feitas seguindo o esquema de camadas: abafamos o mato com papelão, depois colocamos folhas, terra, esterco. E o resultado está aí como podem ver nas fotos.
As observações que temos sobre a primeira parte da horta-mandala foram as seguintes: deixamos algumas brechas entre os pedaços de papelão, o que facilitou o surgimento, em alguns pontos, de capim braquiária; usamos muitas folhas grandes, que demoraram a decompor, e o esterco também precisava estar menor. Todos esses pontos foram corrigidos na segunda parte. Abaixo, fotos de algumas partes do processo e das duas partes da horta.


Nenhum comentário: