Consórcio de quintal

O meu sogro gosta muito de plantar. Não pode ver uma semente na mão que põe na terra. Havia um espaço perto da nossa casa e ele plantou algumas sementes de um tomate que havia comprado. Depois, experimentou sementes de abóbora. Um dia, estávamos secando alguns cachos de sementes de mamona (estouram como pipoca) e algumas delas também caíram nesse espaço. Bom, o resultado meses depois é o que está na foto. Virou quase uma agrofloresta de canteiro. A mamona cresceu, o tomate também (ancorado na mamona) e a abóbora está se espalhando no chão.

O que observamos é que esse tomateiro está bem mais resistente que outros que plantamos num canteiro separado e que são quase da mesma época. Tem cada tomate que dá gosto de ver (em breve, de comer também!). Por causa da proteção da mamona, o tomateiro não sofreu muito com os ventos fortes que passaram pelo sítio, diferentemente dos outros, que precisaram ser bem tutorados para agüentar em pé.

Uma dúvida: qual foi exatamente o papel da mamona nesse sistema? Quebra-vento e tutor ou ela tem alguma propriedade benéfica sobre outras plantas?



Postado por: Lis

Nenhum comentário: