Lições da estiagem

Bill Molison já disse que as “necessidades básicas importantes como suprimento de água, alimentação, energia e proteção contra o fogo deveriam ser supridas em duas ou mais formas”. Está lá no livro “Introdução à Permacultura”, na página 21. Na época das chuvas, em que água é abundante e o único fogo que vemos é quando se acende o fogão a lenha, é fácil não dar o devido crédito a essa recomendação ou deixar para depois. Mas esse alerta é muito importante e deve constar sim no planejamento da propriedade, inclusive como um item prioritário. Nós, por exemplo, estamos vendo a necessidade de contar com um sistema de captação e armazenamento de água de chuva e de proteção contra o fogo. Por mais fértil em água que o sítio seja, o fornecimento deve sim ser suprido por mais de uma forma e uma barreira contra fogo deve ser implementada, com açudes, vegetação rasteira, estradas, etc.

Fogo por todos os lados

Se a água sumiu, o fogo tem aparecido por aqui com toda a força. Vimos focos de queimadas por toda a região e um deles atingiu parte da propriedade de um conhecido. É um cenário que parece de guerra. Árvores retorcidas, cheiro de mato queimado, fumaça. Parece que caiu uma bomba. E, pensando bem, foi mesmo. Uma bomba fabricada por nós, seres humanos, mais uma vez.

Água por um fio

Estamos há quase dois meses sem uma boa chuva, daquelas que molham bem o solo, deixam um cheirinho de terra molhada no ar e o clima fresco. Para não dizer que não choveu, houve alguns episódios de chuvisco leve, que não molhou o solo, não deixou cheiro de terra molhada e nem refrescou a temperatura. Sem a água do céu, a água aqui na terra vai sumindo, sumindo, sumindo... E é o que está acontecendo no sítio. Estamos acompanhando a nossa nascente principal diminuir dia após dia. Na cidade, diariamente o fornecimento de água é interrompido por algumas horas. O calor parece de verão, embora estejamos na primavera. Já houve quem nos contasse estar há 13 anos em São José do Barreiro e nunca ter visto seca tão grande como a deste ano. Conversamos com alguns moradores da área rural sobre a estiagem e a falta de água e eles já encontraram uma solução para o problema. Pensamos logo: “ah, agora vão pensar em reflorestar nascentes, proteger rios, fazer manejo ecológico de pastagens”. Que nada! A saída que todos dizem é: “Vamos cavar um poço!!”. Mas essa prática saída, nos deixa uma dúvida: e o nível do lençol freático também não está diminuindo?